quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

HISTORIA E EVOLUÇAO DO GOL

O Gol foi lançado em 1980 para suceder, em partes, o Fusca e a Brasilia. De fato, apesar de custar mais caro que o Fusca, ele passou a ser o carro brasileiro mais vendido no ano de 1987 e desde então nunca ele deixou de ser o carro mais vendido no ano. Esta posição fora ocupada pelo Fusca até 1981.

A carroceria do Gol tinha sido baseada no desenho do Scirocco, formato hatchback. A intenção esportiva desta carroceria tinha como conseqüência um teto muito baixo e pouco espaço para os já espremidos passageiros de trás.
Ele usava o mesmo motor do Fusca, um 1300 refrigerado a ar com a opção de ser movido a gasolina ou álcool. Logo depois, foi lançada a versão com motor 1600, também refrigerado a ar, devido às constantes reclamações de falta de potência do Gol. Este detalhe fizera do Gol um fracasso de vendas na ocasião do lançamento.
A partir de 1984 foi lançado o Gol GT com motor 1.8 do Santana chamado AP-1800 (Alta Performance).

Em 1985 passou a usar o motor 1600 refrigerado a água derivado do Passat MD 270, mas com bielas maiores, e também tinha a versão básica que continuva com o boxer refrigerado a ar, este se chamando apenas BX. A produção do gol BX perdurou até o fim de 1986. Quando o Gol passou a usar o motor refrigerado a água, o pneu estepe, que ficava junto com o motor, foi colocado no porta-malas. Assim, apesar de ser mais longo que o Fiat Uno, o Gol tinha bem menos espaço interno.

Em 1987 a linha recebeu alterações no desenho e o Gol GT foi substituído pelo Gol GTS com alterações no 1.8, que passou a ter somente o álcool como opção, pois a potência é maior com este combustível. Interessante o fato de a Volkswagen insistir que o Gol GTS tivesse apenas 95cv de potência apesar de estimativas indicarem que ele tivesse entre 105cv e 110cv. Se a Volkswagen admitisse a maior potência, o carro seria taxado com maior imposto, daí o fato de o motor ter a potência nominal tão baixa.

O Gol inaugurou a era da injeção eletrônica no Brasil com o Gol GTi em 1989. O motor 2.0 (AP-2000), somente a gasolina, tinha 112cv. Neste ano o Gol perdeu o motor AP-1600, para usar um outro 1.6 CHT da Ford —que passou a ser chamado de AE-1600 (Alta Economia)— por causa da união com este fabricante, união denominada AUTOLATINA. Apesar de não ter diminuído muito o consumo, sobretudo na versão a álcool, o Gol ficou um pouco menos potente.
O antigo 1.6 voltou a ser utilizado em 1993, ano em que foi adotado o motor 1.0. Devido ao incentivo fiscal, o Gol com motor 1.0 passou a ser o mais vendido por ter um custo inferior aos demais.


GOL (1980)



GOL GT (1984)


GOL GTi (1989)


GOL 1000 (1993)
A Primeira geração do Gol/Saveiro durou até o início de 1996/1997, quando foi substituido pela 2ª, popularmente conhecida como bola.

GOL geração 2[bola] (1994)

GOL geração 3(1999)
GOL geração 4(2006)

GOL geração 5(2009)




5 comentários:

  1. A primeira foto é de um Gol Copa 1982 (o Gol 1980 não tinha faróis de milha e nem aquela roda de alumínio), a quarta foto de um Gol CL 1991 (O Gol 1000 de 1983 tinha parachoques cinza), a quinta foto é de um Gol GTI 16V que só foi lançado em 1996.

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  2. hehhehe!!!!! como me divirto nessa bagaça...

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  3. kkkkkkkkkkkkkkkk...um se acha espertalhão demais, mas num sabe bosta nenhuma e o outro ainda concorda...kkkkkkk....seus troxão...

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  4. Gutto, você é um otário, seu babaca pau no cú, o outro otário ainda concorda! Olha o nome do cara: Zé buceta, puta que pariu, vão se fuder seus merdas e aprendam a escrever seus ignorantes analfabetos!

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