
Nissan apresenta no Japão o GT-R SpecV Série especial usa anabolizantes para melhorar aparência do Godzilla sobre rodas, mas motor não muda quase nada Texto:Gustavo Henrique
Ruffo Fotos: Divulgação
(08-01-09) - Quando foi lançado, no ano passado, o Nissan GT-R provocou furor. Era um supercarro, com motor 3,8-litros biturbo de 480 cv a 6.400 rpm e torque de 588 Nm entre 3.200 rpm e 5.200 rpm, a preço de modelo de luxo. No Japão, ele custava entre ¥ 7,77 milhões e ¥ 8.347.500, algo, na época, entre R$ 120 mil e R$ 130 mil. Hoje, por mudanças no câmbio, o valor passou a algo entre R$ 185 mil e R$ 200 mil. Ainda assim uma pechincha pelo que o GT-R oferece. Mas sempre há quem queira mais. Para estes, a Nissan acaba de lançar o GT-R SpecV, um carro de corrida capaz de rodar nas ruas, segundo a empresa.
Para quem esperava que o SpecV trouxesse ainda mais potência, há de ficar alguma decepção. A única modificação que o motor recebeu foi de gerenciamento no boost do turbo. Em médias e altas rotações, o motor admite mais ar e, com isso, apresenta mais torque. A conseqüência direta é a sensação de uma aceleração mais forte, com o motor trabalhando em giros mais baixos para um mesmo resultado. O consumo, com isso, tende a ser menor.
Ainda assim, a performance tende a ser melhor que no modelo normal por causa do uso intensivo de peças de fibra de carbono, como aerofólio traseiro, grade dianteira e dutos de freio. A redução de peso também chegou ao interior do carro, que usa bancos-concha de fibra de carbono da Recaro. Os assentos traseiros foram eliminados. Primeiro, porque já não serviam para muita coisa. Segundo, porque assim o carro roda com menos peso.
Outro elemento importante no SpecV são as rodas de alumínio forjado que, no GT-R comum, são vendidas como opcionais da NISMO, também mais leves que rodas de liga-leve comuns. Envolvendo as novas rodas, pneus de alta aderência ajudam tanto na tração quanto na frenagem, que, no SpecV, conta com freios carbocerâmicos.
Curiosidade interessante: o informativo da Nissan sobre o SpecV diz que o carro só será vendido na cor Ultimate Black Opal. Na galeria de fotos para a imprensa, entretanto, o carro aparece também em Brilliant white pearl (branco), Vibrant Red (vermelho), Dark metal gray (cinza) e Super black (outro tom de preto).
O novo GT-R é uma série especial que será vendida em apenas sete concessionárias em todo o Japão. Não se sabe se ela será uma série limitada ou se isso dependerá da demanda. O caso é que o carro custará o dobro do GT-R comum. Serão ¥ 15,75 milhões, ou R$ 376 mil. É, será uma série limitada, mesmo...





Ruffo Fotos: Divulgação
(08-01-09) - Quando foi lançado, no ano passado, o Nissan GT-R provocou furor. Era um supercarro, com motor 3,8-litros biturbo de 480 cv a 6.400 rpm e torque de 588 Nm entre 3.200 rpm e 5.200 rpm, a preço de modelo de luxo. No Japão, ele custava entre ¥ 7,77 milhões e ¥ 8.347.500, algo, na época, entre R$ 120 mil e R$ 130 mil. Hoje, por mudanças no câmbio, o valor passou a algo entre R$ 185 mil e R$ 200 mil. Ainda assim uma pechincha pelo que o GT-R oferece. Mas sempre há quem queira mais. Para estes, a Nissan acaba de lançar o GT-R SpecV, um carro de corrida capaz de rodar nas ruas, segundo a empresa.
Para quem esperava que o SpecV trouxesse ainda mais potência, há de ficar alguma decepção. A única modificação que o motor recebeu foi de gerenciamento no boost do turbo. Em médias e altas rotações, o motor admite mais ar e, com isso, apresenta mais torque. A conseqüência direta é a sensação de uma aceleração mais forte, com o motor trabalhando em giros mais baixos para um mesmo resultado. O consumo, com isso, tende a ser menor.
Ainda assim, a performance tende a ser melhor que no modelo normal por causa do uso intensivo de peças de fibra de carbono, como aerofólio traseiro, grade dianteira e dutos de freio. A redução de peso também chegou ao interior do carro, que usa bancos-concha de fibra de carbono da Recaro. Os assentos traseiros foram eliminados. Primeiro, porque já não serviam para muita coisa. Segundo, porque assim o carro roda com menos peso.
Outro elemento importante no SpecV são as rodas de alumínio forjado que, no GT-R comum, são vendidas como opcionais da NISMO, também mais leves que rodas de liga-leve comuns. Envolvendo as novas rodas, pneus de alta aderência ajudam tanto na tração quanto na frenagem, que, no SpecV, conta com freios carbocerâmicos.
Curiosidade interessante: o informativo da Nissan sobre o SpecV diz que o carro só será vendido na cor Ultimate Black Opal. Na galeria de fotos para a imprensa, entretanto, o carro aparece também em Brilliant white pearl (branco), Vibrant Red (vermelho), Dark metal gray (cinza) e Super black (outro tom de preto).
O novo GT-R é uma série especial que será vendida em apenas sete concessionárias em todo o Japão. Não se sabe se ela será uma série limitada ou se isso dependerá da demanda. O caso é que o carro custará o dobro do GT-R comum. Serão ¥ 15,75 milhões, ou R$ 376 mil. É, será uma série limitada, mesmo...





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