Lancer Evolution I
Nascido em 1992 com o campeonato mundial de rally (WRC)como meta, ele estreou em 1993. Hoje ele e carinhosamente chamado de Evo.O primeiro Evo tinha motor e 4 cilindros 2,0 litros e 16 válvulas e turbo, com potencia de 247 cv e binário de 31 kfg.m levava o carro aos 235 km/h de maxima e de 0 a 100 em 5,7 s. foram produzidos 5.000 unidades.
Lancer Evolution II

Em 1993 com pequenas modificações o Lancer Evo ganha novo modelo o Evo II. As principais mudanças em relação ao Evo anterior são :
Lancer Evolution III
A terceira geracão do Evolution foi lançado em 1995, tendo um aumento de 10cv em relação ao modelo anterior, o propulsor foi revisado e preparado para girar mas alto com uma potencia de 270cv a 6250rpm e com um torque de 31,5 mkg a 3000rpm, um novo compresor e uma compresão melhorada assim como uma aerodinamica melhorada foram fabricados 10431 unidades.Lancer Evolution IV
Em Agosto de 1996 sai o evo IV, e surpreende a todos já que se trata de um chassis completamente novo e de uma nova plataforma, mais comprido e mais pesado, mas mais baixo e mais estreito, o motor foi revisto para dar 280cv a 6500 giros e 353n\m a 3000rpmLancer Evolution V

Em Janeiro de 1998 é lançado o Evo V, sob a plataforma do Evo IV e para ganhar em seguida o seu segundo Campeonato Mundial, a Mitsubishi teve que adaptar o carro já que a partir desse ano entram em vigor novas regras no WRC e a Mitsubishi decide seguir participando com seu Lancer Evo que tem bons resultados, sua potencia se manteve nos já conhecidos 280cv (por normativas de potencia no Japão) mas se reconfigurou e melhorou a circulação do turbo e o torque cresce para os 37,2mkg a 3000rpm, passa a ter rodas 17“ OZ e o modelo eleito foi a “F1 cup”, também e pela primeira vez que,em um Evo de serie, se montam freios Brembo de 4 pinças na frente e 2 atrás.A suspensão recebeu uma nova configuração,tendo ganho apreciavel em comportamento.
Lancer Evolution VI
O Lancer Evo VI chegou em 1999 arrasador ganhando o mundial de pilotos pela quarta vez e ganhando o segundo titulo de construtores, a Mitsubishi homenagiou Tommi Makinen com uma versão especial do Evo VI: O Lancer Evolution Tommi Makinen Edition com melhorias aerodinamicas e visuais. Em Janeiro de 1999
Lancer Evolution VII

Em 2001, ja com uma imagem consolidada de vencedor, foi lançado o Evo VII com motor de 280 cv, mudanças visuais e nas suspensões e no controle de tracção. Este carro chegou a ser usado no segundo e terceiro filmes da saga "The Fast And the Furious".
O Lancer Evo VI chegou em 1999 arrasador ganhando o mundial de pilotos pela quarta vez e ganhando o segundo titulo de construtores, a Mitsubishi homenagiou Tommi Makinen com uma versão especial do Evo VI: O Lancer Evolution Tommi Makinen Edition com melhorias aerodinamicas e visuais. Em Janeiro de 1999Lancer Evolution VII

Em 2001, ja com uma imagem consolidada de vencedor, foi lançado o Evo VII com motor de 280 cv, mudanças visuais e nas suspensões e no controle de tracção. Este carro chegou a ser usado no segundo e terceiro filmes da saga "The Fast And the Furious".
Lancer Evolution VIII

Dois anos depois foi lançado o Evo VIII com pequenas revisões, mas mantendo a mesma base de Evo VII. Vinha equipado com jantes de 6 raios.Mantendo a perfeição da evo, além da perda de 15cv de potência.
Lancer Evolution IX

Em 2006, a Mitsubishi acaba de lançar o Lancer Evo IX com o mesmo motor, mas é o primeiro de todos a quebrar a barreira dos 280 cavalos!
Lancer Evolution X
A Mitsubishi lançou em 2007 a décima geração do Lancer, pouco depois o Evolution. Este foi uma revolução em relação aos outros Evos, sempre mantendo a aura dos Lancers passados: uma aura de vencedor nato. A base do Evolution X é totalmente diferente dos seus antepasssados e com novo motor 4b11 que passa a debitar 295 cavalos.Este carro é um concorrente direto do Subaru Impreza.

Nenhum comentário:
Postar um comentário