A Historia do Skyline GTR
A História: Já são 46 anos desde o nascimento do nome que desperta em muitos (que o conhecem) e ao mesmo tempo poucos (por não ser um carro tão conhecido assim) ao redor do mundo, um verdadeiro espanto!Surgido em 1955 o primeiro Skyline não pertencia a Nissan e sim a uma empresa chamada Prince Motor Co., nascida como empresa do setor de aviação e, que mais tarde viria a produzir carros. Foram produzidas sob a marca da Prince as duas primeiras gerações do Skyline, de 1955 até 1966, quando ocorreu a fusão da Prince com a Nissan.A partir daí é que surgiram as primeiras modificações e adventos ao projeto do carro. De início duas versões que tinham apenas nomes diferentes foram comercializadas, sem o uso do nome Skyline - Nissan A200GT e Prince A200GT.Nasce a Terceira Geração - GT R!!!Em 1969 surgem os primeiros indícios das mudanças que conduziriam ao carro atual. O antigo motor quatro clindros deu lugar a um motor 6 cilindros em linha, com 2.0 litros (1988 cc) e 106 cv. Logo após um novo motor de 6 cilindros ligeiramente menor (1973 cc), mas com 109 cv, foi incorporado ao veículo. Ainda no mesmo ano um motor chamado S20, de 6 cilindros, com 1998 cc e 160 cv é criado para equipar o Skyline GT R.A Quarta Geração.Surgida em 72, trazia 4 modelos diferentes: 1600GT, 1800GT, 2000GT-X, e a 2000GT-R. A versão GT-X era equipada com o motor L20 (6 cilindros em linha e 130 cv) e a GT-R com o potente S20 (6 cilindros em linha e 160 cv). O design do carro já tinha linhas mais esportivas e se assemelhava ao nosso antigo Puma GTB (ou seria o contrário?!).Bye GT R! A Quinta Geração.O ano de 1977 trouxe consigo a crise do petróleo e levou embora o GT-R! Os modelos de Skyline receberam outros motores mais econômicos e também menos potentes: 1600TI, 1800TI e 2000GT e 2000GT ES, sendo que as duas versões de 2 litros tinham 130 e 140 cv, este último usando o mesmo motor L20 da GT, só que com sobre-alimentação através de um turbo para conseguir alguns cavalos a mais. Mesmo assim o desempenho era "Anêmico" se comparado ao GT-R!A Sexta Geração - nenhum GT-R ainda!Em 1981 a Nissan lança a série R30 de Skylines, contando com novos motores mais potentes (DOHC 2.0 litros, 4 cilindors e 16 válvulas), chamados FJ20 e que equipavam o R30 RS, com 145 cv e o R30 RS Turbo com 190 cv. A versão 1.6 foi descontinuada e as versões 2000 GT e 2000 GT-ES continuaram a receber o motor L20 de 6 cilindros em linha, com a adição de um turbo no caso do GT-ES.A Sétima Geração - Quase Godzila...A popularidade alcançada com a série R30, fez a Nissan criar a R31, surgindo o R31 Skyline GTS-X., que serviria de plataforma para o desenvolvimento do motor de 6 cilindors em linha RB20DET 2.0 DOHC turbo-intercooler com 180 cv. Não apenas isto, mas o sistema Nissan HICAS de esterçamento das quatro rodas e um Spoiler dianteiro ajustável, abririam as portas dos avanços tecnológicos incorporados ao Skyline.A Oitava Geração - Enfim Godzila!1989 foi o ano que revelou o R32! Um carro de elevada performance, particularmente o R32 GT-R já equipado com o potente motor de 6 cilindros em linha RB26DETT 2.6 DOHC 24V Biturbo, produzindo 276 cv. Somado ao HICAS, o R32 GT-R marcou a introdução do sistema Nissan ATTESA de tração integral e com controle eletrônico de distribuição de torque através de sensores entre as rodas dianteiras e traseiras, com o objetivo de se conseguir as melhores condições possíveis de aceleração.Não bastasse todos estes avanços, a versão V-Spec (Victory Specification) viria com alterações significativas de calibragem na suspensão e com freios a disco Brembo nas quatro rodas. O resultado foi um carro que ganhou todas as corridas que disputou na época, até ser banido, por razões que não precisamos comentar!OBS: O apelido Godzila veio por dois fatores: devido as linhas dianteiras dos faróis (lembrando os olhos) e da grande tomada de ar do intercooler e radiador (lembrando a boca) e segundo pela ferocidade com que "devorava seus oponentes"!!!A Nona Geração - o filho de Godzila.O BNCR33 (designação da Nissan) veio para se firmar a tradição do R32. Poucas mudanças: um entre-eixos maior para permitir maior estabilidade em altas velocidades e linhas mais arredondadas. Com isto o R33 ganhou uns kilos a mais, nada que o RB26DETT não pudesse suportar.Aliás comenta-se nos mais variados meios de que esta versão ganhou também uns cavalinhos extras (chegando aos precisos 320 cv!!!), mas por uma questão da legislação japonesa na época de sua fabricação - onde nenhum veículo produzido no mercado japonês poderia ultrapassar os 280 cv e nem os 180 km/h - a Nissan declara a potência do carro como sendo 280 cv e ainda teve que colocar um limitador de velocidade que corta o motor aos 180 km/h! Atualmente o limite de velocidade imposto é de 250 km/h. Que desperdício!
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Skyline ALSI-1 (1957-63)
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Skyline S50 (1963-68)
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Skyline C10 (1968-72
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Skyline C110 (1972-77)
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Skyline C211 (1977-81)
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Skyline R30 (1981-85)
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Skyline R31 (1985-89)
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Skyline R32 (1989-93)
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Skyline R33 (1993-97)
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Skyline R34 (1997-2002)
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GT-R R35 (2007- )
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